!saicnalubmA
Descobri ontem uma coisa muito engraçada. É que em Viena a passagem de ano se festeja na rua com sirenes de ambulâncias a funcionar durante toda a noite mas especialmente por volta da meia noite!
A verdade é que até à meia noite de ontem não entendi muito bem se se estava a festejar qualquer coisa nesta cidade (como o ano novo, por exemplo!), ou se por outra se estava a entrar em guerra por qualquer razão que eu desconhecesse, pois notícias não é coisa a que eu dê muita atenção ultimamente. Esplodiam foguetes que mais pareciam anti-aéreas em toda a cidade, incendiados por uma espécie de pirotécnicos amadores à paisana! Raramente os apanhei iluminando o rastilho das metralhadoras, mas quando o consegui a imagem que obtia era a dum fanático aos pulinhos excitados e pequeninos, de ombros contraídos e de queixo colado ao peito, segurando os olhos atentos ao isqueiro que seguravam numa mão e ao canudo que agarravam na outra, mortinhos por fazer mais um buraquinho no céu!
Durante o dia o 'rá-tá-tá tá TUM' era só isso e mais nada, nem tinha muita piada, parecia só que se estava a viver no Darfur por um dia, embora fizesse um pouco mais de fresquinho! Já à noite a festarola de foguetes anti-aéreos tem muito mais graça, porque vem seguido de 'inóins' por todo o lado: é que à noite as milícias perdem a paciência e saem à rua com a artilharia pesada: garrafas de champagne que servem de base de lançamento para foguetes daqueles com um cone invertido e encarnado como cabeça e riscas azuis e brancas no resto do corpo, todo ele amarrado a um pau de madeira, fazendo lembrar os do coyete que queria apanhar o Bip-Bip! Claro que um ou outro foguete acaba mesmo em jeito Bip-Bip, de modo que aparecem aqui e ali, em jeito de decoração de fim de ano, bonecos de perna furada e esgar risonho como quem diz "Ena que este ano é que vai ser! Nem dois minutos passaram e já uma perna esquartejei!", mas em alemão! Então vêm os 'inóins' que nem jeeps em campo de batalha e os bonecos são recolhidos de bom humor!
Fantástico e bestial não é?!
De vez em quando ainda acho que vivo numa cidade civilizada.
"Épi níu íar!"
No comments:
Post a Comment